segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Garmisch-Partenkirchen / Zugspitze

 

Garmisch-Partenkirchen uma cidade altamente vocacionada para o turismo de inverno e verão. Suas trilhas e paisagens são perfeitas para quem gosta de unir o meio ambiente e o esporte.  Aproximadamente 1h30min de carro ( ou trem ) de Munique é uma otima pedida para quem está passeando pela Baviera.

DSC02493

Garmisch-Partenkirchen é uma estância de desportos de inverno e foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1936. O estádio Große Olympiaschanze foi o local onde se realizaram as cerimônias de abertura e encerramento, além de sediar as disputas do salto de esqui e um dos eventos do combinado nórdico. Nas proximidades da pista foram realizadas as provas do esqui cross-country.É o maior centro de esportes de inverno da Alemanha, mas atrai visitantes o ano inteiro e é lá que se realiza, no início de janeiro, a primeira competição do calendário internacional de esportes de inverno.

DSC02508

Bem próximo do centro da cidade ( 10 Km ) fica o Zugspitze, que é o “ Topo da Alemanha”. A montanha mais alta da Alemanha com 2962m. O Zugspitze é também um complexo de esqui que é bem preparada para outras atividades.

No cume, há um grande complexo formado por dois restaurantes e vários pontos de observação. Em um dia com tempo favorável, dá para ter uma visão de vales alpinos coloridos, lagos, e de outras montanhas na Áustria e – com sorte – até na Itália. Há uma segunda área, um pouco abaixo (2270m), comdois restaurantes de padrão bem acima da média de restaurantes turísticos de cumes de montanha, com propostas mais contemporâneas de culinária regional revisitada e sobremesas ótimas.

Panorama 1

A subida até o cume já vale muito a viagem: há um bondinho (Eibsee-Seilbahn) suspenso que leva da estação base em Eibsee (a 980m) até a estação do cume (2890m) em meros 13 minutos. Como há apenas duas torres intermediárias, e a inclinação é elevada, tem-se a sensação de viajar em um quase-elevador-panorâmico.

Lá em cima funcionam dois restaurantes, lojas de souvenirs e uma ampla plataforma de observação – além de acesso para o bondinho que vem da Áustria.

zugspitz

Do topo, há um segundo bondinho que leva à Zugspitzplatt, onde funcionam o restaurante estrelado e o bistrô, e de onde partem, no verão, diversas trilhas com variados graus de dificuldade e, no inverno, o acesso a vários teleféricos, gôndolas e pistas para quem está esquiando.

DSC02812

Da Zugspitzplatt parte também o segundo meio de acesso à montanha: um trem de cremalheira, incluso também no passe diário. Demora bem mais, e boa parte do trajeto é por tunel, mas como tem maior capacidade, as filas, se existirem, são bem menores. Na base da montanha, a estação do trem (Zugspitzebahn) é bem próxima à estação do bondinho. No site do parque há informações detalhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário