domingo, 9 de janeiro de 2011

Milhas, um jeito simples de viajar de graça

Jornal Extra/RJ -08Jan11




Eliomar Santos já foi a Nova York e sempre visita a mãe, em Rondônia, só usando milhas acumuladas / Crédito: Fabiano Rocha/ Extra

Danielle Abreu e Luciana Leall

Os brasileiros estão viajando cada vez mais de avião. Mas se o custo da passagem ainda não cabe no bolso, a saída podem ser os vários programas de milhagem disponíveis. Bancos, companhias aéreas e até postos de combustíveis já oferecem aos consumidores a opção de acumular milhas que valem bilhetes aéreos. O EXTRA reuniu dez maneiras simples de juntar esses pontos, que podem ser convertidos em viagens nacionais e internacionais.
Uma das principais dicas é utilizar cartões de crédito de bancos conveniados a empresas aéreas. Os valores das compras são transformados em pontos ou bônus, que podem ser trocados posteriormente por passagens, de acordo com o total acumulado. Para isso, é necessário ser cliente do banco e estar cadastrado nos programas de fidelidade das companhias aéreas.
— Tento pagar todas as minhas contas no cartão de crédito. Esse hábito já me rendeu milhagem suficiente para ir a Nova York, além de garantir a visita à minha mãe, em Rondônia, todos os anos — disse o coordenador de Tecnologia da Informação Eliomar dos Santos, de 57 anos.
No total, Santos já fez seis viagens usando as milhas convertidas pelo uso do cartão de crédito.
— Consegui isso sem alterar minha rotina e sem gastar a mais — afirmou.
Mesmo quem não tem um cartão de crédito desse tipo pode aproveitar ações do dia a dia para acumular milhas, como, por exemplo, abastecer o carro, fazer compras no supermercado ou assinar uma revista. O programa Multiplus Fidelidade, criado pela TAM, mas que hoje é operado de forma independente, oferece essa opção por meio de parcerias com mais de 150 empresas de setores variados, em todo o país



Viajar de avião pode sair mais barato do que aviajar de ônibus / Crédito: Michel Filho



 

 

 

 

Viajar de avião pode custar até 40% mais barato do que de ônibus

Para quem agora pode, mas ainda tem medo de acontecer algum problema que transforme a viagem em pesadelo, confira algumas dicas sobre cuidados para embarcar. Boa viagem!
- Os valores das passagens áreas podem ser encontrados nos sites das empresas. Se o preço estiver vantajoso, a compra já pode ser feita pela internet. a
- Apresente-se para o check-in (cadastro) no horário indicado pela empresa aérea no seu bilhete, que é sempre mais cedo que o horário programado para a decolagem da aeronave.
- Informe-se sobre a documentação necessária para a sua viagem. O documento tem de ter fotografia e estar em bom estado, com fácil identificação do passageiro
- Depois de passar pelo check-in, verifique o horário e o portão de embarque do avião.
- Cheque, com antecedência, quais são os procedimentos (documentação necessária, autorização judicial etc) para embarque de crianças e adolescentes. Crianças de até 12 anos incompletos desacompanhadas podem viajar sozinhas, desde que em condições acordadas com a empresa aérea e com a devida autorização expedida pelo Juizado da Vara da Infância e da Juventude. Já pessoas que tenham vínculo de parentesco com a criança – pai, mãe, irmãos maiores de 18 anos, tios ou avós – deverão portar documento formal que comprove o parentesco.
- Não deixe de identificar a sua bagagem para facilitar a visualização dela na esteira de desembarque.
- Para transporte de animais domésticos, informe-se previamente com a empresa aérea sobre quais providências devem ser tomadas.
- Em caso de overbooking (venda de bilhetes de passagem acima da disponibilidade de assentos) e o passageiro não conseguir embarcar, ele deve procurar o supervisor da companhia pela qual está viajando e relatar o problema. De acordo com a a Anac, pela legislação vigente, a empresa aérea é obrigada a acomodar o usuário em outro vôo, da própria empresa ou de outra, no prazo de quatro horas contadas a partir do horário do voo do qual foi preterido.
- Reclamações: postos de Serviço da ANAC presentes nos principais aeroportos do País; no site www.anac.gov.br/falecomaanac; ou recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, Procon e ao Poder Judiciário.
- O passageiro pode despachar bagagem de até 23 kg, sem necessidade de pagamento de taxa, em voos domésticos nas aeronaves acima de 31 assentos. Na primeira classe, limite passa para 30kg. Caso os limites sejam ultrapassados, o passageiro terá de pagar uma taxa por excesso de bagagens.
- Em relação à bagagem de mão em voos domésticos, sem pagamento de tarifa, é preciso observar as seguintes determinações: o peso total não pode exceder a 5kg e a soma das dimensões (comprimento + largura + altura) não 115cm; os objetos devem estar devidamente guardados; o volume deve ser acomodado na aeronave sem perturbar o conforto e a tranquilidade dos demais, nem colocar em risco a integridade física das pessoas a bordo.
- Fique atento ao fuso horário da localidade de destino. O mesmo cuidado vale para quando o horário de verão estiver em vigor em alguns estados brasileiros.
- Para viagens internacionais, o passaporte deve estar dentro da validade e, por no mínimo, mais seis meses além da data da viagem.
- No site da Polícia Federal, www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/, você encontra o passo a passo para a emissão do documento.
- Cada país usa diferentes critérios e exigências para a entrada e a permanência de estrangeiros, como a apresentação de visto.
- Desta forma, como recomenda o Itamaraty, quem for viajar deve procurar com antecedência os consulados ou as embaixadas do país de destino para se informar sobre as formalidades exigidas.
- É possível consultar os endereços dos consulados de outros país no Brasil pelo site do Itamaraty (www.itamaraty.gov.br), clicando em "Serviços do Itamaraty" e, depois, em "Endereços de Consulados Estrangeiros no Brasil"
- No site www.portalconsular.gov.br, do Ministério das Relações Exteriores, há várias orientações para os brasileiros que vão viajar para o exterior, desde informações sobre vacinas e até telefone para casos de emergência - (61) 3411-8803 -, durante a semana, e nos fins de semana - (61) 8197-2284.
- Pode ocorrer exigência de vacina dependendo do destino. Por isso, verifique, com antecedência, a necessidade da imunização. Informações podem ser obtidas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) www.anvisa.gov.br.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário