sábado, 20 de abril de 2013

Confira programas gratuitos para fazer em Amsterdã

Sugestões incluem mercados, piquenique no parque e passeio por canais.
Reabertura de museus e aniversário de canais marcam a cidade em 2013.

 

Barco passa por um dos canais de Amsterdã (Foto: Peter Dejong/AP Photo)Barco passa por um dos canais de Amsterdã (Foto: Peter Dejong/AP Photo)

A capital holandesa tem muito o que celebrar neste ano. Em 13 de abril, seu maior museu, o Rijksmuseum, será reaberto após dez anos de renovação. No dia 1° de maio, outro importante museu da cidade, o Van Gogh Museum, também reabrirá após passar por uma pequena recauchutagem.

Para entrar nessas duas atrações é preciso comprar ingresso. Mas a boa notícia é que uma grande parte do centro de Amsterdã parece um museu ao ar livre, e explorar suas ruas não custa nada.

Os canais
Os canais de Amsterdã completam 400 anos em 2013, mas passear pelas suas margens é um programa que nunca envelhece. O cenário inclui mansões datadas do século 17, armazéns recuperados e prédios estreitos que parecem prontos para cair sobre a rua.

Charrete na beira de um dos canais de Amsterdã (Foto: Peter Dejong/AP Photo)Passeio ao redor dos canais permite observar arquitetura e movimento da cidade
(Foto: Peter Dejong/AP Photo)

O anel de canais começa com o Singel, que tem um mercado de flores flutuante. Em seguida vem o Herengracht, o Keizersgracht e finalmente o Prinsengracht.

Quando estiver cansado, pare para tomar um drinque em um dos "brown cafes" — pequenos bares que recebem esse nome devido ao seu interior de madeira escura — ao longo dos canais ou na rede de becos que os interconecta.

Se você visitar o "Red Light District" (e muitos turistas o fazem), a famosa área de prostituição da cidade, descobrirá que ele está construído em cima de dois canais históricos, o Oudezijds Voorburgwal e o Oudezijds Achterburgwal.

Begijnhof
O barulho dos bondes e o tilintar das buzinas das bicicletas pode ser um incômodo para os ouvidos, mas há um oásis de paz escondido no coração de Amsterdã para quem precisa de um momento de tranquilidade.

O pátio de Begijnhof, em Amsterdã (Foto: Peter Dejong/AP Photo)O pátio de Begijnhof (Foto: Peter Dejong/AP Photo)

O Begijnhof é um pequeno pátio gramado rodeado por belas casas dos séculos 17 e 18 que originalmente foram construída para mulheres solteiras católicas.

É bem no meio da cidade, acessível por um portão no fim de uma movimentada rua comercial, mas é quase totalmente silencioso. O pátio também tem uma pequena igreja protestante e uma capela católica.

Galeria de arte perto de Begijnhof, em Amsterdã (Foto: Peter Dejong/AP Photo)Galeria de arte do Museu de Amsterdã (Foto: Peter Dejong/AP Photo)

Se você não conseguir ir ao Rijksmuseum para ver “A Ronda Noturna”, de Rembrandt, bem na esquina da Begijnhof fica outra joia escondida (e gratuita) da cidade, a Schuttersgalerij, uma galeria do Museu de Amsterdã. Essa pequena passagem abriga, entre outros objetis, alguns pequenos retratos de guardas civis de estilo similar ao da famosa obra de Rembrandt.

Vondelpark
O parque mais famoso da cidade fica perto da Praça dos Museus e é um ótimo lugar para um piquenique. O local, com área de 47 hectares, tem lagos, trilhas, playground para as crianças e teatro e café ao ar livre.

Estátua O peixe, de Picasso, no Vondelpark, em Amsterdã (Foto: Peter Dejong/AP Photo)Estátua O Peixe, de Picasso, no Vondelpark (Foto: Peter Dejong/AP Photo)

É possível alugar patins, mas é principalmente um ótimo lugar para deitar na grama por uma ou duas horas, observando o dia passar. Procure a escultura de um peixe, feita por Picasso.

Eye
Uma das mais novas atrações de Amsterdã o instituto de cinema EYE, situado na parte norte da baía Ij.

Apesar de ser necessário pagar para ver os filmes, o café e a varanda são abertos a todos os que estejam dispostos a comprar uma bebida ou um lanche enquanto observam uma ótima vista dos barcos passando na baía em frente, com a paisagem urbana ao fundo.

O instituto Eye, em Amsterdã (Foto: Peter Dejong/AP Photo)Visitantes observam os barcos da varanda do Instituto Eye (Foto: Peter Dejong/AP Photo)

Mercados
A riqueza de Amsterdã começou em seu porto, com os mercadores que compravam e vendiam tudo, de bulbos de tulipa a especiarias das Índias Orientais. Um pouco desse passado mercantil pode ainda ser sentido em muitos dos mercados da cidade.

O mais famoso é o Albert Cuyp, no bairro de Pijp, onde se vende, como anunciado no site da cidade, “tudo, de queijos a correntes de bicicletas, seis dias por semana”.

Família passeia no mercado Albert Cuyp, em Amsterdã (Foto: Peter Dejong/AP Photo)Família passeia no mercado Albert Cuyp, em Amsterdã (Foto: Peter Dejong/AP Photo)

O mais bonito é o Noordermarkt, que ocorre todo sábado do lado de for a da igreja histórica de Noorderkerk, perto do canal Prinsengracht.

O melhor mercado de pulgas fica na praça Waterloo e é realizado todos os dias exceto aos domingos, perto do Rio Amstel.

Conheça programas gratuitos ou muito baratos para fazer em Paris

 

Museus como o Louvre, D'Orsay e Rodin têm dia de entrada livre.
Ingressos para ópera podem cair de até 300 euros para apenas 5 euros.

Autora: Ana Carolina Peliz 

 

Não é preciso pagar para ter uma vista panorâmica de um lugar alto em Paris. Na cobertura das Galerias Lafayette, o visual inclui a Torre Eiffel (Foto: Ana Carolina Peliz/ G1)Não é preciso pagar entrada para ter uma vista panorâmica em Paris. Na cobertura das Galerias Lafayette, de acesso gratuito, o visual inclui a Torre Eiffel (Foto: Ana Carolina Peliz/ G1)

Já imaginou visitar o Museu do Louvre de graça? Assistir a um show de jazz no tradicional bairro Quartier Latin sem pagar nada ou ir a um espetáculo na Opéra Bastille por uma bagatela?

Pois tudo isso é possível. Apesar da fama de cidade cara, Paris conta com várias atrações gratuitas, tanto no circuito turístico clássico quanto em círculos mais alternativos. Confira a seguir uma seleção feita pelo G1.

Café do Museé de la Vie Romantique, em Paris (Foto: Ana Carolina Peliz/Especial para o G1)Café do Museé de la Vie Romantique, em Paris (Foto: Ana Carolina Peliz/Especial para o G1)

Museus
Quase todos os museus da cidade podem ser visitados gratuitamente no primeiro domingo de cada mês. Mesmo os mais cotados, como o Louvre, o d’Orsay, o Centro Georges Pompidou e o Museu Rodin, fazem parte da lista. As filas para entrar são longas, mas a espera compensa.

Obras dos séculos 19 e 20 no Museu Carnavalet (Foto: Ana Peliz/ G1)
Obras dos séculos 19 e 20 no Museu Carnavalet
(Foto: Ana Carolina Peliz/ G1)

Para quem prefere se aventurar fora do circuito mais conhecido, as opções são inúmeras. O Museu Carnavalet é um exemplo. Construído em um palácio do século 16, em pleno coração do Marais, um dos bairros mais charmosos de Paris, o museu conta a história da cidade desde a pré-história até o século 20.

Lá é possível ver uma maquete da prisão da Bastilha e uma reprodução do quarto onde ficou presa a rainha Maria Antonieta após a Revolução Francesa.

Também gratuito e pouco conhecido dos turistas é o “Musée de la Vie Romantique” (Museu da Vida Romântica). Pequeno e cheio de charme, ele fica escondido em uma ruazinha do boêmio bairro de Pigalle e pode ser visitado em menos de uma hora. O acervo tem móveis, telas e esculturas que pertenceram à escritora George Sand, companheira de Chopin, e pinturas de Eugene Delacroix, além de outros artista do período romântico. Mas o maior atrativo é o jardim do salão de chá do museu, que fica aberto de abril a outubro e é um bom lugar para fazer uma pausa entre duas visitas.

Casa de chá do Museu La Vie Romantique (Foto: Ana Carolina Peliz/ G1)
Casa de chá do Museu La Vie Romantique
(Foto: Ana Carolina Peliz/ G1)

Outra opção é o “Hôtel de Ville”, a prefeitura de Paris, que tem exposições, históricas e artísticas, gratuitas durante todo o ano.

Atualmente, duas estão em cartaz: “Paris vu par Hollywood” (Paris vista por Hollywood), que mostra como o cinema americano representa a capital francesa, e “C’était des enfants” (Eram crianças), sobre a deportação de crianças judias durante a dominação alemã na França, na Segunda Guerra Mundial.

As exposições da Prefeitura são muito valorizadas pelos parisienses, por isso, prepare-se para as longas filas.

Passeios e vista da cidade
Quem quiser ver a cidade do alto não precisa pagar para subir na Torre Eiffel. O terraço das Galeries Lafayette oferece uma linda e gratuita vista de Paris, com a vantagem que de lá é possível avistar a famosa torre.

Museu do Louvre, em Paris (Foto: Ana Carolina Peliz/Especial para o G1)
Passeio gratuito passa pelo Museu do Louvre
(Foto: Ana Carolina Peliz/Especial para o G1)

Os passeios diários do site Newparistours.com passam por pontos emblemáticos como a torre Eiffel, a Île de la Cité, o museu do Louvre e sua pirâmide. Os tours ocorrem duas vezes ao dia e duram 3 horas e meia. São gratuitos e com explicações em inglês.

Já a Associação Panamée organiza circuitos temáticos de três horas. As excursões, em francês, tratam de temas tão variados como “os fabricantes de chocolate de Paris”, “esoterismo e alquimia”, “os jardins de Paris”, “as bibliotecas” e “Paris de Victor Hugo”. Os guias do “Comité Départemental de la Randonnée Pédestre de Paris” (Comitê Departamental da Caminhada de Paris), que organiza os circuitos, descrevem a história de cada lugar contando várias curiosidades.

Shows e concertos

Les Caveau des Oubliettes, pub de Paris (Foto: Ana Carolina Peliz/Especial para o G1)Le Caveau des Oubliettes, oferece shows de jazz diariamente  (Foto: Ana Carolina Peliz/Especial para o G1)

Às terças-feiras, artistas clássicos e contemporâneos de todos os lugares do mundo se encontram para um concerto na Maison de la Radio, durante a gravação do programa “Un mardi idéal” (Uma terça-feira ideal), da Rádio França. É uma boa opção para quem busca novas experiências musicais e quer fazer um programa autenticamente parisiense. Para conseguir ingressos, é necessário chegar na bilheteria uma hora antes de o espetáculo começar.

Outra oportunidade de ouvir boa música  é ir até a bela Igreja da Madeleine. Todo domingo, às 14h, são realizados concertos de música clássica nos “Dimanches musicaux de la Madeleine”.

Para quem prefere jazz, o pub Caveau des Oubliettes, que fica no coração de Saint Germain (o famoso Quartier Latin), tem shows e "jam sessions" todos os dias. Já bares como o Pop In e o International, verdadeiras instituições da noite parisiense, oferecem a chance de descobrir bandas alternativas de rock, folk e pop e DJs de toda a Europa.

Teatro e ópera
Os programas a seguir não são de graça, mas quase. A Opéra Bastille oferece 32 lugares a apenas 5 euros para todos os espetáculos da casa. Para consegui-las, é preciso se apresentar na bilheteria uma hora e meia antes do espetáculo. Cada pessoa pode comprar duas entradas. O único problema é que, por este preço, os lugares sentados não são garantidos. Mas, considerando que a entrada de uma ópera pode custar até 300 euros, o desconforto compensa.

Conhecido por suas representações de Molière, o tradicional teatro da Comédie Française, fundado por Luis XIV em 1670, também oferece 65 lugares a 5 euros, todos os dias. Para consegui-los também é preciso chegar com antecedência na sala Richelieu. Nas primeiras segundas-feiras de cada mês, estes lugares são gratuitos para quem tem menos de 28 anos.

Serviço

Museus

Museu do Louvre
Endereço: Musée du Louvre, Paris, França (metrô Palais Royal - Musée du Louvre)
Horário: das 9h às 18h (fechado nas terças-feiras)
Site: www.louvre.fr

Museu D'Orsay
Endereço: 62 Rue de Lille, Paris, França (metrô Solférino)
Horário: de terça a domingo das 9h30 às 18h (na quinta-feira, abre até as 21h).
Site: www.musee-orsay.fr

Centro Georges Pompidou
Endereço: 19 Rue Beaubourg, Paris, França (metrô Rambuteau)
Horário: de 11h às 22h (fechado nas terças-feiras)
Site: http://www.centrepompidou.fr/

Musée Rodin
Endereço: 79 Rue de Varenne, Paris, França (metrô Varenne)
Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h45 (de 1° de outubro a 31 de março o jardim fecha às 17h).
Site: www.musee-rodin.fr

Museu Carnavalet
Endereço: 29 Rue de Sévigné, Paris, França (metrô Saint-Paul ou Chemin vert).
Horários: De terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h15)
Site: http://carnavalet.paris.fr

Musée de la Vie Romantique
Endereço: 16 Rue Chaptal, Paris, França (metrô Pigalle).
Horário: De terça a domingo, das 10h às 18h (fechado nos feriados).
Site: vie-romantique.paris.fr

Hôtel de Ville
Endereço: 5 Rue de Lobau, Paris, França (metrô Hôtel de Ville)
Horários: De terça a domingo, das 10h às 19h (fechado nos feriados)
Site: www.paris.fr

Vistas e passeios

Galerias Lafayette
Endereço: 40 Boulevard Haussmann, Paris, França (metrô Chaussée d'Antin - La Fayette)
Horário: das 9h30 às 20h (fechado nos domingos)
Site: http://haussmann.galerieslafayette.com/

Panaméé
Quando: Terceira quinta-feira do mês, das 19:00 às 22:00 horas. Não precisa fazer reserva.
Informações: www.rando-paris.org/-Calendrier-du-Comite-.html

Newparistours.com
Quando: Diariamente, das 11h às 13h, saída no metrô Saint Michel. Reserva obrigatória pelo site.
Informações: www.newparistours.com/daily-tours/paris-free-tour.html

Espetáculos

Un mardi idéal
Quando: Terças-feiras, às 19h30.
Endereço: Maison de la Radio: 116 Avenue Kennedy, Paris, França (metrô Ranelagh ou Passy). Entrada livre. Convites disponíveis na bilheteria, no hall da Rádio França.
Site: www.radiofrance.fr

Dimanches musicaux de la Madeleine
Quando: Domingos às 16h.
Endereço: 14 Rue de Surène, Paris, França (metrô Madeleine)
Site: www.concerts-lamadeleine.com

Le Caveau des Oubliettes
Endereço: 52 Rue Galande, Paris, França (metrô Cluny-La Sorbonne).
Horários: Diariamente a partir das 17h.
Site: www.caveaudesoubliettes.fr

Pop In
Endereço: 105 Rue Amelot, Paris, França (metrô Saint Sebastien Froissart).
Horários: Diariamente a partir das 18h30.
Site: http://popin.fr/

L'International
Endereço: 5/7 Rue Moret, Paris, França (metrô Ménilmontant).
Horários: Diariamente a partir das 18h.
Site: www.linternational.fr

Opéra Bastille
Endereço: 120 Rue de Lyon, Paris, França (metrô Bastille).
Site: www.operadeparis.fr

Comédie Française
Endereço: Place Colette, Paris, França (metrô Palais Royal-Musée du Louvre).
Site: www.comedie-fran